Queda de Cabelo : medidas de emergência

sábado, março 26, 2016

No último ano, apercebi-me que o meu cabelo começou a enfraquecer e a cair com mais facilidade. E isso não é justo. Porque eu sou uma mulher natural, já dizia Aretha Franklin.

Não pinto o cabelo, nem faço alisamentos. Lavo-o apenas, e deixo-o viver em liberdade como um leão na selva. GRUAU! Mas o leão começou a miar em vez de rugir (miau?).
Por Maria Bethânia! Porquê, senhores?

Será que me faltam nutrientes porque deixei de consumir leite?
Será por causa do shampôo sólido da marca Lush, que estava a usar por ser menos químico que os de supermercado, mas fez-me ficar com caspa?
Será que é porque estou quase a roçar os 40 anos, e estão a nascer muitos cabelos brancos? Esses não são fracos, mas bem firmes e hirtos, como nylon.
Será que o meu cabelo se revoltou contra mim e decidiu desertar?

Eu-sei-lá. Esta vossa escriba, receosa de ficar depenada, resolveu tomar diversas medidas de emergência e, olhem, funcionou. A queda de cabelo PAROU. Então, resolvi partilhar todos os cuidados que tenho + os que adoptei, para o caso de haver mais alguém que possa precisar.

[Aproveito para informar que não recebi nenhum patrocínio de marca alguma para escrever este post! A minha opinião é baseada na minha experiência.]

TRAVAR A QUEDA DE CABELO - MEDIDAS DE EMERGÊNCIA!

Fazer análises ao sangue. Só para ter a certeza que está tudo bem, e que a queda de cabelo não é sintoma de outra condição que precisa de ser tratada.

Comer bastante fruta e cenouras. Tenho feito smoothies de laranja e cenoura, que me nutrem o corpo e alma. Tão simples, económico e natural. As cenouras são ricas em vitamina A, que o cabelo adora.

Beber mais água. Que mania de acharmos que conseguimos atravessar o deserto. Nós somos como plantas, não como camelos! Precisamos de muita água, e com frequência, para não murcharmos.

Tomar suplementos vitamínicos. Daqueles com as vitaminas de A a Z. Se é para tomar alguma coisa, que seja logo o alfabeto inteiro. Para compensar as faltas de nutrientes que poderia haver.

Dormir. Se até os pelinhos que nascem onde não deveriam, em zonas que depilamos - as quais não me atrevo a referir aqui - crescem com maior velocidade quando dormimos mais, o cabelo não é excepção. Dormir e relaxar!

Não lavar o cabelo com água demasiado quente. Porque é uma agressão ao couro cabeludo, e fragiliza-o.

Não pintar nem alisar o cabelo. Se a água a escaldar é uma agressão, pintar e alisar entra na categoria de actos criminosos horripilantes. O cabelo tem de ser respeitado para ser feliz e saudável. Se é liso, que seja liso. Se é ondulado, que seja ondulado. Se é castanho, que seja castanho. Mudar a sua natureza é como cortar uma árvore para construir um prédio e depois queixarmo-nos porque não temos espaços verdes.

Utilizar um shampôo adequado e um condicionador eficaz. Eu sei... Esta é uma medida quase mitológica. O que é o shampôo adequado? Que condicionador é realmente eficaz? Depois da decepção com os shampôos sólidos e os diversos condicionadores da Lush, estou a utilizar a marca Pantene. Não estou deslumbrada, maravilhada, inebriada por ter encontrado o Santo Graal capilar, mas estou satisfeita.

Pentear o cabelo com cuidado. Pentear o cabelo com muita força arranca-o, além de quebrar os fios, que perdem elasticidade. Se é para me pentear à pressa, em 2 segundos, não me penteio. - Amem-me assim!

Massajar a cabeça. As massagens na cabeça estimulam a circulação, assim como o crescimento capilar. Faço-as todos os dias.

Aparar as pontas. Sofro do síndroma de Sansão, sou muito adversa a cortar o cabelo. Mas sempre que aparo as pontas, ele embaraça-se menos e, quando o escovo, não se arrancam tantos fios. Corto o meu próprio cabelo há muito tempo, 2/3 vezes por ano.

Não abusar de gorros e chapéus. O cabelo e couro cabeludo precisam de respirar. Manter a cabeça sempre tapada não facilita o crescimento capilar.

Se alguém quiser colocar perguntas, estou ao vosso dispor para responder aquilo que souber, seja através dos comentários neste post ou por email: casaclaridade@gmail.com.

[A fotografia que ilustra este post é da autoria de Zito Colaço.]

De cabelos ao vento,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

1 COMENTÁRIOS


  1. Dicas valiosas! Vou colocar em prática também.
    Estou nessa idade maravilhosa, perto dos 40 ;) também percebi uma diminuição na quantidade de fios e pior, meus cabelos se tornaram muito lisos e isso está me incomodando, sinto falta do volume de antes.

    Quanto ao shampoo, aqui no Brasil, para mim, o Farmaervas é imbatível, mas não acho que tenha essa marca aí em Portugal. Uma boa dica é escolher um vegano, sem sal, sem parabenos e que não testem em animais. Prefiro os naturebas.

    Preciso lavar os cabelos com água mais morna e ingerir mais cenouras!
    Muito obrigada por me lembrar...
    Beijinhos verdes

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥