Deixar de Beber Leite : Vantagens e Desvantagens

quarta-feira, março 23, 2016


Há cerca de 3 anos, depois de ler alguns estudos sobre o assunto, tomei a decisão de deixar de consumir leite (seja de origem animal ou vegetal).

Na época, só encontrei estudos realizados por entidades, e não relatos de indivíduos, de pessoas reais. Assim, após este longo período de tempo, venho partilhar a minha experiência e os resultados positivos e negativos desta decisão. Talvez o meu testemunho neutro seja útil a mais alguém.

VANTAGENS
Os benefícios no aparelho digestivo foram bastantes: nunca mais tive cólicas matinais, perturbações na flora intestinal, ou enjôos após tomar o pequeno-almoço - que era algo que me acompanhava desde a infância. Ganhei algum peso, 4 ou 5 Kgs (o que, no meu caso, que sempre fui uma criatura magra, classifico como vantagem! haha!).

DESVANTAGENS
As minhas unhas passaram a crescer mais devagar (o que não me incomoda, pois sempre usei unhas rentes). O meu cabelo perdeu alguma força. Embora seja bastante longo, ficou mais fino e cai facilmente, o que me levou a tomar algumas medidas (assunto que irei desenvolver nos próximos dias - fiquem atentos!).

Alternativas para o pequeno-almoço

Cresci a beber leite todos os dias ao pequeno-almoço, como milhares de outras pessoas. Depois de deixar de consumi-lo, a minha primeira questão foi, justamente: "Então, e o que é que agora passo a beber de manhã?"

Bebo chás (diversos), como yogurte com muesli, bebo sumos, ou faço smoothies.
Muito raramente, bebo cappuccino (daqueles que se compra a mistura já feita e é só juntar água quente). Vou alternando consoante o que tenho em casa, o tempo disponível para preparação e a minha vontade.

Ninguém me pode chamar copinho-de-leite,
Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Hazel, há uns meses para cá também tenho tentado evitar o leite, pois no meu caso é-me potenciador de pedras no rins. E o meu problema ao pequeno almoço é esse mesmo: a luta criativa de manhã do que comer já que cereais com leite era tão mais rápido :) As vantagens é que agora como coisas bem mais saudáveis e variadas :)

    ResponderEliminar
  2. Realmente, o leite trás vantagens e desvantagens. Mas, acho que não é o leite propriamente, são os alimentos que a vaca ingere, os remedios que se dá ao gado, as vacinas. Isso sim que nos faz mal.

    ResponderEliminar
  3. Oi flor!

    Eu tbm não tenho tomado a 8 meses, e senti muuuitas melhoras. Até a cor dos meus olhos ficou mais vibrante. rs
    O meu médico (que é espiritualista, além de clínico geral e homeopata) olhou pra mim e disse: Pare agora de tomar leite se não quiser ter um câncer! Quase caí de costas né, pois esta é a doença que mais acomete minha família materna, inclusive minha linda mamãe que já se foi. Pois bem, parei! Mas não tive isso da unha fraca e nem do cabelo ralo. Minhas unhas estavam feias, de verdade, mas na verdade o que estava me detonando e detonando minhas unhas etc era o maldito glúten! Me descobri intolerante ao dito cujo, parei completamente, e olha, os benefícios foram muuuuitos flor! Eu estava com sérios problemas de má absorção de ferro, e a ferritina sempre lá embaixo, agora, está subindo, subindo, estou energética novamente! E minhas unhas? Lindasssss
    Beijinhos no coração.

    Flores e Luz.

    ResponderEliminar
  4. Eu de novo! hahahaha

    Só pra contar que eu tb não tomo leite há anos!
    Mas como queijo :/

    Beijos verdes

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥