Mulheres do mundo:
Aproximem-se do écran, pois este post poderá mudar a vossa vida.
A liberdade sempre esteve ao nosso alcance, só que, como passarinhos que estivemos demasiado tempo dentro da gaiola, quando vimos a porta aberta, não sabíamos que podíamos voar.
Verdade-nua-e-crua, parte 1: ninguém vai ganhar um prémio por ter roupa sem vincos. Ninguém vai receber a visita-relâmpago de uma inspectora-das-donas-de-casa que irá averiguar se fez batota por não ter passado os pijamas, lençóis e toalhas a ferro. A inspectora-das-donas-de-casa não existe.
Se existisse, seria uma mulher frígida, pérfida, sádica e com caspa no cabelo!
A "inspectora-das-donas-de-casa" é uma programação de culpa que tem passado de geração em geração. Ainda hoje, as mulheres obedecem sem questionar a um estereótipo auto-imposto e criticam-se umas às outras numa competição sem nexo para atingir o patamar ilusório de "melhor dona-de-casa", sem se aperceberem que, quanto melhores donas-de-casa são, menos donas-de-si-mesmas se tornam.
Refiro-me especificamente às mulheres que desperdiçam horas de vida a passar a sua própria roupa a ferro, a roupa da casa, a dos maridos ou namorados e a dos filhos. E "têm" de ser elas a fazê-lo porque.: são mulheres.
Verdade-nua-e-crua, parte 2: os vossos maridos / namorados não vos irão amar mais por passarem as roupas deles a ferro. Nem vos irão tratar melhor pelo vosso sacrifício. Se reconhecessem verdadeiramente o vosso esforço e quisessem a roupa engomada, seriam eles próprios a fazê-lo. Não se troca amor por roupa passada a ferro.
Ora vejamos o seguinte cálculo:
Passar a ferro = roupa engomada para parecer bem aos outros.
Não passar a ferro = tempo para si + recuperação da auto-valorização + fim da dor nas costas + conta de electricidade menor + liberdade de poder exercer as suas escolhas, fazer o que quer, e não o que os outros acham que deveria fazer.
Divorciei-me da tábua de engomar, claro está.
Simplesmente, decidi nunca mais passar a ferro. E olhem que nem ando com a roupa muito amarrotada. A forma como cuido da minha roupa é a seguinte:
1. Estendo a roupa direita no varal, de forma a não ganhar marcas nos sítios mais visíveis (p. ex., penduro as t-shirts a meio, e coloco as molas por baixo dos braços);
2. Dobro e arrumo a roupa logo que é apanhada do varal, para não formar montanhas de roupa (que ganham vincos). Se não puder fazê-lo logo, coloco-a toda direita numa cadeira - para não ficar amarrotada.
3. Se, mesmo assim, alguma peça de roupa estiver muito amarrotada, penduro-a num cabide e coloco-o na casa-de-banho para apanhar os vapores do duche e, assim, alisar.
Por um mundo onde as mulheres são mais felizes e se valorizam a si mesmas,
Hazel
Comentários
Saudações Florestais !
Saudações Florestais !
e quando a sogra repara e diz que as toalhas lençois e panos de cozinha nao estao impecavelmente passados a ferro eu digo:nao tenho tempo para isso :P
bjo
Aqui por casa só se passam (eu, claro) camisas, calças e t-shirts, a restante roupa vai do estendal para as gavetas! Mas mesmo assim é uma trabalheira!
Gostei da lóló, já lhe ouvi muitos nomes menos esse, não conhecia! Mas é simpático!
Bjs
Jú
Estou a rir, a sorrir e a me admirar.
Moro sozinho e faço exatamente isso com minhas roupas há tempos!!!
bjos
Eu assino por baixo! Se não há batota, tornamo-nos escravas do lar :)
Passar a roupa a ferro é coisa que detesto, por isso há que arranjar estratégias boas para reduzir o tempo que se passa em frente à tábua :)
ficarei honrado com sua presença.
"A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade.
Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado".
Tenha uma excelente semana.
Obrigado pela visita e volte sempre.
Cá por casa amboa passamos a ferro, é à vez, mas há peças que saem do estendal directamente para o lugar delas, bem dobradinhas.
Conclusão, só se passa roupa de vestir para sair, porque pijamas ou ruopa interior nem pensar.
Nem quero imaginar como seria passar tudo, um autêntico suicídio, no mínimo.
Agora recolho tudo do varal e guardo no armário. Quando há MUITA necessidade dou uma passadinha na roupa antes de usá-la. Como sou feliz!!!!!
Antigamente, eu comprava aqueles jogos de lençóis de muitos fios de algodão que dão o maior trabalho para passar, não os uso mais, prefiro os de malha (geralmente brancos)de boa qualidade para não dar bolinha.E daí é só lavar e depois alisar com a mão mesmo na hora de dobrar.
Uma dica boa para passar roupas difíceis , é passá-las ainda molhadas, assim que tiramos da máquina de lavar.Passa e pendura no cabide para acabar de secar!
Bjs!
O anônimo sou eu , Sandra Vallim.
Parabéns pelo blog... gostei das dicas
assim q der um tempinho faça uma visita em
http://www.paulacavequia.blogspot.com
lá vc irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, gostaria mto de lhe ter como membro no meu blog... dê sua sugestão, critica, opinião...
Este post está maravilhoso!beijo
Aqui em casa é tudo dividido, meu marido lava as roupas (porque só usamos a máquina de lavar para lavar toalhas de banho e lençóis, as nossas roupas lavamos à mão - bem mais trabalhoso - mas a roupa se conserva por mais tempo nova) e eu passo, pois prefiro passar do que lavar, mas eu coloco em prática algumas regras que você citou, não passo lençóis, estendo eles bem no varal e depois guardo-os bem dobrados, ninguém morre por isso e minha coluna agradece, e passo todas as outras mas não me condeno não, confesso que não ficam perfeitamente passadas como na lavanderia, mas ninguém sai de casacom a roupa amarrotada!
Eu concordo com vc, foi-se o tempo em que o homem não precisava fazer nada somente por ter nascido nessa condição!
Na minha casa os dois cozinham, cuidam das roupas e do filho!
Adoro o modo como você simplifica coisas da vida que as pessoas tentam complicar!!!
Beijos!
Beijim
bem quando eu era casada tb tinha imenssa roupa para passar mas ele encinoume a passar aferro de uma forma mais rapida, mas quando fifia so muitas coisas nao passava a ferro por ex os pijamas as toalhas de banho e por vezes algumas t-sherts.
infelizmente hoje em dia nao faço nada disso vivo com a minha mae e marido dela e como eles tem um profissao muito activa e entao temos uma pessoa k ca vem nos dar uma ajudita.
beijinhos miga
Ah, e o marido, ja aprendeu desde cedo que nao passo roupas e ele passa as suas roupas sociais e uniforme de trabalho numa boa :)
Bjs !
Minha Querida Obrigada por mais uma super dica!!!
Hoje influenciaste o meu dia! Tratei da roupa toda!! Fiz tudo o que disseste. Adeus desarrumação. Que alívio... até estou mais leve!
Beijinhos e muita mAGIA para ti....
Cláudia www.rabiscus.blogspot.com
Beijocas e linda semana pra vc!
Eu tambem só passo "roupa de festa", mas conheço muitas mulheres que ficam horrorizadas quando digo que não passo lençóis, toalhas de banho, de mesa, e até panos de enxugar a louça ! Quando sabem que também não passo as calças, blusas e camisas então...
Prefiro usar meu tempo preparando uma comida gostosa.
E o marido agradece !
Beijo
Adoro o seu Blog. Saio dele sempre com um sorriso :)
Infelizmente ainda não me divorciei da tábua de engomar (deve ser masoquismo meu :)) )...
Tem selo para si lá no meu cantinho (se não quiser, não precisa de o postar ;) )
beijo
Bjos de luz
E chegaste na hora certa! Nunca chegamos cedo nem tarde, mas sempre quando o destino assim o determina.
Mais uma fã da palavra "lóló"! ahahahah
É uma palavra amorosa, de facto!
LOL ;)
Sê bem-vinda à Casa Claridade.
As portas estão sempre abertas.
Beijos!
Beijocas
Beijos
Porque com certeza além se sermos mais felizes agindo como vc bem propõe...zelamos do planeta economizando energia elétrica...é isso aí!!!
Abraços
Essa táctica de estender as cuecas viradas para o Sol é duplamente benéfica, pois além de "matar aas pragas", o Sol impregna as cuecas de energia Yang, que é muito, muito boa...! Hu la la...! ;)
@ Sonia - mãe dos reguilas:
Não vale a pena teres remorsos por isso. Ninguém te vai dar uma medalha por fazeres o sacrifício de passar tudo a ferro. Eu levei algum tempo até atingir este estágio, pois também sentia o mesmo. Não vale a pena...!
@ Claudia:
Também eu. E para quê complicar, não é? Há que simplificar a vida.
Beijos
@ Luciene:
Realmente, só existem vantagens mesmo!
Abraços
sabes que aconteceu o mesmo comigo - e já quase aposentei a tábua de passar há bens uns dez anos - tempo e energia perdidos, pois a família realmente bagunçava e amassava tudo quando queria uma peça - ainda tenho a tábua para quem quiser usar...
ah! coitadas de nossas mães e avós...
a modernidade facilitou muito nossas vidas - que bom assim temos tempo para a internet - rsrsrs
bjkinhas e uma linda semana....
Coitado do homem, sai de casa às 9 e chega quase às 21 e mesmo assim lava a loiça e ainda prepara o piki depois do banho e veste-lhe o pijama todas as noites :P
Ele precisa é da reforma, tenho de escrever uma cartinha ao Sócrates e entretanto deixar a net e ir passar a ferro.... grrrr.
Bem... posto isto... eu dobrava os pólos bem dobradinhos e passava só o resto. Mais vinco, menos vinco... e o mundo continua a girar na mesma. Não vale a pena fazer sacrifícios desses, olha que a vida é muito curta. :)
mas como se diz cueca (a masculina) aí em Portugal?
Pois aqui chamamos calcinha a feminina e cueca a masculina...
bjs
Diz-se da mesma forma: cueca (serve para as masculinas e as femininas).
Beijos!
eu não passo mais roupas tb, aprendi a usar vinagre (um pouquinho) na água de lavar roupa, serve como amaciante de toalhas e outras roupas... também é um desinfetante..uso sempre vinagre branco q não mancha...
e passo só quando é um vestido de festa, algo mais social. É muito legal aprender novas dicas e se livrar de trabalhos a mais...
abraços..