Quando me divorciei da tábua de engomar

segunda-feira, setembro 07, 2009


Mulheres do mundo:
Aproximem-se do écran, pois este post poderá mudar a vossa vida.

A liberdade sempre esteve ao nosso alcance, só que, como passarinhos que estivemos demasiado tempo dentro da gaiola, quando vimos a porta aberta, não sabíamos que podíamos voar.

Verdade-nua-e-crua, parte 1: ninguém vai ganhar um prémio por ter roupa sem vincos. Ninguém vai receber a visita-relâmpago de uma inspectora-das-donas-de-casa que irá averiguar se fez batota por não ter passado os pijamas, lençóis e toalhas a ferro. A inspectora-das-donas-de-casa não existe.
Se existisse, seria uma mulher frígida, pérfida, sádica e com caspa no cabelo!

A "inspectora-das-donas-de-casa" é uma programação de culpa que tem passado de geração em geração. Ainda hoje, as mulheres obedecem sem questionar a um estereótipo auto-imposto e criticam-se umas às outras numa competição sem nexo para atingir o patamar ilusório de "melhor dona-de-casa", sem se aperceberem que, quanto melhores donas-de-casa são, menos donas-de-si-mesmas se tornam.

Refiro-me especificamente às mulheres que desperdiçam horas de vida a passar a sua própria roupa a ferro, a roupa da casa, a dos maridos ou namorados e a dos filhos. E "têm" de ser elas a fazê-lo porque.: são mulheres.

Verdade-nua-e-crua, parte 2: os vossos maridos / namorados não vos irão amar mais por passarem as roupas deles a ferro. Nem vos irão tratar melhor pelo vosso sacrifício. Se reconhecessem verdadeiramente o vosso esforço e quisessem a roupa engomada, seriam eles próprios a fazê-lo. Não se troca amor por roupa passada a ferro.  

Ora vejamos o seguinte cálculo:

Passar a ferro =  roupa engomada para parecer bem aos outros.
Não passar a ferro = tempo para si + recuperação da auto-valorização + fim da dor nas costas + conta de electricidade menor + liberdade de poder exercer as suas escolhas, fazer o que quer, e não o que os outros acham que deveria fazer.

Divorciei-me da tábua de engomar, claro está.
Simplesmente, decidi nunca mais passar a ferro. E olhem que nem ando com a roupa muito amarrotada. A forma como cuido da minha roupa é a seguinte:

1. Estendo a roupa direita no varal, de forma a não ganhar marcas nos sítios mais visíveis (p. ex., penduro as t-shirts a meio, e coloco as molas por baixo dos braços);

2. Dobro e arrumo a roupa logo que é apanhada do varal, para não formar montanhas de roupa (que ganham vincos). Se não puder fazê-lo logo, coloco-a toda direita numa cadeira - para não ficar amarrotada.

3. Se, mesmo assim, alguma peça de roupa estiver muito amarrotada, penduro-a num cabide e coloco-o na casa-de-banho para apanhar os vapores do duche e, assim, alisar.

Por um mundo onde as mulheres são mais felizes e se valorizam a si mesmas,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

44 COMENTÁRIOS

  1. Tanta coisa compramos que, ao final, não tem utilidade. tanta coisa temos em nossos armários sem qualquer utilização. Doar é sempre um gesto de amor ao próximo.
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  2. Concordo e subscrevo! Também faço muitas dessas batotices... ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Hazel, cá em casa só se engomam as calças e as camisas, mais nada.Beijocas grandes e óptima semana.

    ResponderEliminar
  4. Nossa, realmente eu não estou conseguindo ler nada com este óculos. Voltarei umm outro momento, quando tiver resolvido oeste problema, as letras são muídas...acredita que agora eu percebi que não é caridade e sim claridade ? Que horror !
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  5. adorei o artigo e ainda mais porque acabei agora mesmo de passar a ferro na minha nao tabua de passar a ferro e sim tambem faço essas batotiçes.
    e quando a sogra repara e diz que as toalhas lençois e panos de cozinha nao estao impecavelmente passados a ferro eu digo:nao tenho tempo para isso :P

    ResponderEliminar
  6. Bons conselhos e que nesta fase da vida me dão um jeitão :)

    ResponderEliminar
  7. eu tb faço muita batotice com o passar a ferro ui cada vez mais (4 a sujar )estou a ver que é geral mas é sempre uma boa dica para quem não sabe
    bjo

    ResponderEliminar
  8. Olá Hazel!
    Aqui por casa só se passam (eu, claro) camisas, calças e t-shirts, a restante roupa vai do estendal para as gavetas! Mas mesmo assim é uma trabalheira!
    Gostei da lóló, já lhe ouvi muitos nomes menos esse, não conhecia! Mas é simpático!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Excelente, excelente!!!!!!!!
    Estou a rir, a sorrir e a me admirar.
    Moro sozinho e faço exatamente isso com minhas roupas há tempos!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  10. Excelente post. :)
    Eu assino por baixo! Se não há batota, tornamo-nos escravas do lar :)
    Passar a roupa a ferro é coisa que detesto, por isso há que arranjar estratégias boas para reduzir o tempo que se passa em frente à tábua :)

    ResponderEliminar
  11. Também estou lhe seguindo. todos os dias há um post novo lá em meu blog
    ficarei honrado com sua presença.
    "A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade.
    Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado".
    Tenha uma excelente semana.
    Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderEliminar
  12. Nem mais!
    Cá por casa amboa passamos a ferro, é à vez, mas há peças que saem do estendal directamente para o lugar delas, bem dobradinhas.
    Conclusão, só se passa roupa de vestir para sair, porque pijamas ou ruopa interior nem pensar.

    Nem quero imaginar como seria passar tudo, um autêntico suicídio, no mínimo.

    ResponderEliminar
  13. Oi Hazel eu deteste passar roupa, e nao consigo passar direito as que preciso, o vida...

    ResponderEliminar
  14. Hazel, vim juntar-me a tua alegria. Dei esse grito de independência há mais ou menos cinco anos. Continuo com os mesmos filhos e o mesmo marido!!!! Eles ainda me amam, hehehe.
    Agora recolho tudo do varal e guardo no armário. Quando há MUITA necessidade dou uma passadinha na roupa antes de usá-la. Como sou feliz!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Oi, HAZEL... bem gostei do seu comentario... aqui em casa eu passo as roupas... mas passo porque gosto! Mas, detesto lavar louça!!! Ai, a louça da casa é lavada pelo Júnior(marido)!

    ResponderEliminar
  16. Tb não gosto de passar roupas, penduro tudo com jeitinho no varal e depois dobro e guardo.As camisas do marido que são de tricoline (péssimas para se passar) mando para a tinturaria, tem uma aqui perto de casa com um preço ótimo e ainda apanham e entregam na minha porta.
    Antigamente, eu comprava aqueles jogos de lençóis de muitos fios de algodão que dão o maior trabalho para passar, não os uso mais, prefiro os de malha (geralmente brancos)de boa qualidade para não dar bolinha.E daí é só lavar e depois alisar com a mão mesmo na hora de dobrar.
    Uma dica boa para passar roupas difíceis , é passá-las ainda molhadas, assim que tiramos da máquina de lavar.Passa e pendura no cabide para acabar de secar!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  17. Me atrapalho ainda por aqui...
    O anônimo sou eu , Sandra Vallim.

    ResponderEliminar
  18. rsrs, boas dicas adorei...
    Parabéns pelo blog... gostei das dicas
    assim q der um tempinho faça uma visita em

    http://www.paulacavequia.blogspot.com

    lá vc irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, gostaria mto de lhe ter como membro no meu blog... dê sua sugestão, critica, opinião...

    ResponderEliminar
  19. Dicas que já pratico mas que noutra altura em que os filhos eram pequenos faziam de mim escrava do ferro de engomar. Viva a independência da mulher. Bjo

    ResponderEliminar
  20. Hazel concordo totalmente! também pendur as t-shits pelo meio com os prendedores abaixo das mangas hehehe
    Este post está maravilhoso!beijo

    ResponderEliminar
  21. Haha...ótimo post, Hazel!!!
    Aqui em casa é tudo dividido, meu marido lava as roupas (porque só usamos a máquina de lavar para lavar toalhas de banho e lençóis, as nossas roupas lavamos à mão - bem mais trabalhoso - mas a roupa se conserva por mais tempo nova) e eu passo, pois prefiro passar do que lavar, mas eu coloco em prática algumas regras que você citou, não passo lençóis, estendo eles bem no varal e depois guardo-os bem dobrados, ninguém morre por isso e minha coluna agradece, e passo todas as outras mas não me condeno não, confesso que não ficam perfeitamente passadas como na lavanderia, mas ninguém sai de casacom a roupa amarrotada!
    Eu concordo com vc, foi-se o tempo em que o homem não precisava fazer nada somente por ter nascido nessa condição!
    Na minha casa os dois cozinham, cuidam das roupas e do filho!
    Adoro o modo como você simplifica coisas da vida que as pessoas tentam complicar!!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  22. Amei o post !!! Tb enfrento 5 camisas por semana !!! rsrs
    Beijim

    ResponderEliminar
  23. ola querida amiga

    bem quando eu era casada tb tinha imenssa roupa para passar mas ele encinoume a passar aferro de uma forma mais rapida, mas quando fifia so muitas coisas nao passava a ferro por ex os pijamas as toalhas de banho e por vezes algumas t-sherts.

    infelizmente hoje em dia nao faço nada disso vivo com a minha mae e marido dela e como eles tem um profissao muito activa e entao temos uma pessoa k ca vem nos dar uma ajudita.

    beijinhos miga

    ResponderEliminar
  24. Ah, amiga, sou tao feliz de morar nos EUA,porque aqui, ninguem passa roupa. Nao usamos varal, entao as roupas saem bonitinhas e esterelizadas da secadora. E' so' dobrar e guardar. Quando e' muita roupa e nao dobro na hora que tirar da secadora,fica bem amarrotadinha.Entao uso um truque uma amiga ensinou: borrifar agua na roupa e estende-la na cama,na noite antes de usar.Se quizer, pode colocar aroma da sua preferencia ou um pouquinho de amaciador de roupas na agua. Eu uso so agua e funciona.
    Ah, e o marido, ja aprendeu desde cedo que nao passo roupas e ele passa as suas roupas sociais e uniforme de trabalho numa boa :)
    Bjs !

    ResponderEliminar
  25. oLÁ hAZEL!!
    Minha Querida Obrigada por mais uma super dica!!!
    Hoje influenciaste o meu dia! Tratei da roupa toda!! Fiz tudo o que disseste. Adeus desarrumação. Que alívio... até estou mais leve!
    Beijinhos e muita mAGIA para ti....

    Cláudia www.rabiscus.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Oi querida Hazel, tem selinho pra vc lá no meu blog... espero que vc goste de ganhar selinhos... rs

    Beijocas e linda semana pra vc!

    ResponderEliminar
  27. ola hazel aprendi com uma vizinha a tirar as roupas da lavadora sacudir colocar no cabide e colocar no varal para secar as roupas saem dali direto para os armarios e bem pratico

    ResponderEliminar
  28. Perfeito, Hazel !
    Eu tambem só passo "roupa de festa", mas conheço muitas mulheres que ficam horrorizadas quando digo que não passo lençóis, toalhas de banho, de mesa, e até panos de enxugar a louça ! Quando sabem que também não passo as calças, blusas e camisas então...
    Prefiro usar meu tempo preparando uma comida gostosa.
    E o marido agradece !
    Beijo

    ResponderEliminar
  29. Olá Hazel

    Adoro o seu Blog. Saio dele sempre com um sorriso :)
    Infelizmente ainda não me divorciei da tábua de engomar (deve ser masoquismo meu :)) )...

    Tem selo para si lá no meu cantinho (se não quiser, não precisa de o postar ;) )
    beijo

    ResponderEliminar
  30. Não percebo como é que só agora cá cheguei, mas cheguei :) Fantástico! A tua montanha e a minha são muito parecidas, o tratamento da roupa é igual...e desculpa mas achei delicioso voltar a "ouvir" uma palavra da minha infância...lóló :D
    Bjos de luz

    ResponderEliminar
  31. Siala ap Maeve:
    E chegaste na hora certa! Nunca chegamos cedo nem tarde, mas sempre quando o destino assim o determina.
    Mais uma fã da palavra "lóló"! ahahahah
    É uma palavra amorosa, de facto!
    LOL ;)
    Sê bem-vinda à Casa Claridade.
    As portas estão sempre abertas.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  32. Essa do loló, eu quase chorei de rir... Eu tenho uma tática de proteção pro loló, ponho todas as "cuecas" viradinhas pro sol, ele termina o serviço de matar as pragas e quando não tem sol,faço uma reza brava de proteção pra todos os lolós daqui de casa,hahahaha... E passar roupa nem morta, santa! Deixo esse legado pra Luciana a minha coadjuvante. Enquanto lia esse post,foi me dando uma dor nas costas danada...,to fora!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  33. safaste-me!!! não da montanha de roupa mas dos remorsos de não passar a ferro lol- já me achava uma mulher horrivel por nao passar roupa....quando a apanho do fio dobro tudo pronto para ir para as gavetas....o pior é o arrumar que ela nao se arruma sozinha

    ResponderEliminar
  34. Post perfeito! Odeio com todas as forças passar roupas e não tenho tempo tb. Por isso, mais da metade do que sai do varal vai pro armário - simples assim.

    Beijos

    ResponderEliminar
  35. Adorei o post!!!
    Porque com certeza além se sermos mais felizes agindo como vc bem propõe...zelamos do planeta economizando energia elétrica...é isso aí!!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  36. @ Andrea:
    Essa táctica de estender as cuecas viradas para o Sol é duplamente benéfica, pois além de "matar aas pragas", o Sol impregna as cuecas de energia Yang, que é muito, muito boa...! Hu la la...! ;)


    @ Sonia - mãe dos reguilas:
    Não vale a pena teres remorsos por isso. Ninguém te vai dar uma medalha por fazeres o sacrifício de passar tudo a ferro. Eu levei algum tempo até atingir este estágio, pois também sentia o mesmo. Não vale a pena...!


    @ Claudia:
    Também eu. E para quê complicar, não é? Há que simplificar a vida.
    Beijos


    @ Luciene:
    Realmente, só existem vantagens mesmo!
    Abraços

    ResponderEliminar
  37. olá, Hazel!
    sabes que aconteceu o mesmo comigo - e já quase aposentei a tábua de passar há bens uns dez anos - tempo e energia perdidos, pois a família realmente bagunçava e amassava tudo quando queria uma peça - ainda tenho a tábua para quem quiser usar...
    ah! coitadas de nossas mães e avós...
    a modernidade facilitou muito nossas vidas - que bom assim temos tempo para a internet - rsrsrs
    bjkinhas e uma linda semana....

    ResponderEliminar
  38. O problema é que eu já tinha feito essa filtragem...Pronto tinha lá a roupa de bebé que tirei. Assim, em vez dos 2 metros continuo com 1 metro e 90. Por acaso não sabes onde se vende roupa de licra para homem, e se esta moda poderia pegar...?

    ResponderEliminar
  39. Camisas, pólos, calças... uma ou outra camisola minha. Enfim quase 2 semanas de preguiça... grrr.

    Coitado do homem, sai de casa às 9 e chega quase às 21 e mesmo assim lava a loiça e ainda prepara o piki depois do banho e veste-lhe o pijama todas as noites :P

    Ele precisa é da reforma, tenho de escrever uma cartinha ao Sócrates e entretanto deixar a net e ir passar a ferro.... grrrr.

    ResponderEliminar
  40. Especialmente Gaspas:

    Bem... posto isto... eu dobrava os pólos bem dobradinhos e passava só o resto. Mais vinco, menos vinco... e o mundo continua a girar na mesma. Não vale a pena fazer sacrifícios desses, olha que a vida é muito curta. :)

    ResponderEliminar
  41. Legal suas dicas!!!
    mas como se diz cueca (a masculina) aí em Portugal?
    Pois aqui chamamos calcinha a feminina e cueca a masculina...
    bjs

    ResponderEliminar
  42. Vida Vegana:
    Diz-se da mesma forma: cueca (serve para as masculinas e as femininas).

    Beijos!

    ResponderEliminar
  43. Olá, agora que fui ver sua rsposta para a minha pergunta sobre as cuecas...
    eu não passo mais roupas tb, aprendi a usar vinagre (um pouquinho) na água de lavar roupa, serve como amaciante de toalhas e outras roupas... também é um desinfetante..uso sempre vinagre branco q não mancha...
    e passo só quando é um vestido de festa, algo mais social. É muito legal aprender novas dicas e se livrar de trabalhos a mais...
    abraços..

    ResponderEliminar
  44. Nice post thank you Kenneth

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥