8 superstições que fazem sentido

sexta-feira, maio 10, 2013


Que atire o primeiro trevo-de-quatro-folhas quem nunca teve uma superstição. Sem qualquer fundamento científico, as superstições são apenas crenças. Têm de ter um significado, uma lógica, ou uma forte impressão de que produzem algum tipo de efeito para que eu acredite nelas.

Não me importo de abrir um guarda-chuva dentro de casa, mas se vir um quadro torto, vou sempre acertá-lo. Nesta lista, encontram-se as minhas superstições e os seus significados:


1. Pássaros em gaiolas
Um pássaro que vive uma vida inteira numa gaiola, sem liberdade, apenas para satisfazer o egoísmo humano que o aprisiona para escutar o seu canto e apreciar a sua beleza.

As gaiolas, sejam brancas ou douradas, não deixam de ser uma prisão. Impedir uma ave de honrar a sua essência, que é voar em liberdade, é contra-natura e, energeticamente, muito negativo.

Como diz o Sting e com razão, "If you love somebody, set them free". Se ama as aves, cultive plantas, coloque taças com água e comida na varanda ou do lado de fora da sua janela, e deixe-as vir até si. Ou compre um CD com cantos de pássaros.

2. Flores secas
Por muito belos que sejam os arranjos de flores secas, não deixam de ser flores mortas. É como maquilhar um defunto e pô-lo a enfeitar a casa porque é bonito, iaics!
Troque as flores secas por vasos com plantas vivas.

3. Quadros tortos
Quadros tortos criam falta de harmonia e desequilíbrio porque estamos sempre a ver uma imagem torta, desalinhada da linha do horizonte. A propósito, também sente aquela tentação irresistível de endireitar discretamente os quadros tortos quando vai a algum lugar? Alguém que me diga que não estou sozinha nisto.

4. Objectos partidos
Não queria partir-vos o coração com isto, minhas abóborazinhas, mas têm mesmo de deitar fora os vossos tesouros partidos. Não vale a pena colarem. Os antigos diziam, e com razão, "cacos são desgostos". Não vale a pena dizer que isto inclui os espelhos. Ah, vale, vale: isto inclui espelhos!

5. Animais embalsamados
Há gostos para tudo, e há quem goste desta estranha e macabra forma de arte.
Mas ter animais mortos em casa é extremamente negativo. Não transforme a sua casa num cemitério (bater em madeira!); troque os bichinhos embalsamados por quadros com representações deles.

6. Fotografias de entes queridos falecidos
É melhor guardar numa caixa todas as fotos de um ente querido que tenha partido, para podermos revê-las quando quisermos. Tê-las expostas, fazendo parte do nosso dia-a-dia seria como viver no passado. Devemos estar gratos pelo tempo e experiências que partilhámos e deixar quem partiu fazer o seu percurso noutro plano, sem prendê-lo à terra.
Desculpem se magoei alguém. Se for o seu caso, leia aqui sobre como superar as perdas.

7. Relógios parados
Já que falámos em viver no passado, os relógios parados também são proibitivos. Troque as pilhas, dê corda, acerte-os, e coloque-os em movimento. Se os seus fiéis testemunhos da passagem do tempo estiverem avariados, mande-os reparar, venda, dê ou deite fora, mas não os mantenha parados. Relógios parados = vida parada.

8. O quadro do "menino da lágrima" ou qualquer outro no mesmo nível depressivo
Antigamente, era moda. Alguns exemplares eram caríssimos. Mas nem por isso deixavam de ser deprimentes e negativos, com os meninos maltratados, sujos, esfarrapados e a chorar. Existem umas histórias por detrás dos quadros, sobre miséria, violência e abusos às crianças retratadas que os conseguem tornar ainda mais negativos do que já são. Fogo neles!

9. A sogra! - Estou a brincar, estou a brincar!

E agora, algo que Sorte: gatos pretos! Não precisam de fazer figas: os gatos pretos, como o da foto, não trazem má sorte, mas Boa Sorte e Protecção.

De vassoura na mão,

Hazel
Foto licença CC 2.0 por OiMax no Flickr

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

17 COMENTÁRIOS

  1. Não tenho nada disso em casa!! Tinha um relógio parado na cozinha, mas já se foi!

    ResponderEliminar
  2. Excelente post :)Por acaso essa questão dos pássaros em gaiolas também sempre me doeu um pouco. Deram-nos um casal de periquitos numa gaiola, já pensei imensas vezes em soltá-los, mas há uma questão: eles não conseguem voar mais de um metro sem caírem ao chão. É triste mas é verdade. Como nunca voaram mais do que a distância de um poleiro para outro, agora (já têm bastantes anitos) voam um bocadinho, caem em qualquer lado (não controlam a aterragem) e ficam esbaforidos sem saber o que fazer. Se os solto, são comidos por um gato (aqui há muitos) no próprio dia. Ou caem no meio da estrada ou nalgum tanque de água... Por isso ainda cá estão, mas comprei-lhes uma gaiola com o dobro do tamanho e estão no exterior onde vêm plantas e aparecem muitos outros passarinhos a fazerem-lhes companhia...

    Há muitas coisas que tenho de mudar cá em casa! :)

    Esses quadros até têm umas lendas bem sinistras por trás, também já tinha lido.

    Beijinhos,
    Sara

    ResponderEliminar
  3. Hum...interessantes!!

    Concordo muito com todos, mas principalmente com as dos pássaros. Detesto vê-los em gaiolas...meu sobrinho tem um casal que sou doida para libertar!! Falta convencê-lo.

    Obrigada pelas dicas!!

    beijos.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post! Dei uma boa olhada aqui em casa, e não tenho mesmo nenhuma dessas coisas, que bom! E ainda há umas outras coisinhas que evito ter, porque acho que afastam a boa sorte:
    - fruteiras vazias afastam a prosperidade. Se não tenho frutas em casa, encho-as de batatas ou cebolas, mas não as deixo vazias!
    - qualquer coisa que impeça a total abertura de uma porta.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não tenho passaros em gaiolas (já tive), nem nada do que disseste, excepto uma fotografia do meu avô que já faleceu. Tenho-a na sala, não por saudosismo, mas porque acredito que ele me protege, e gosto de olhar para ele de vez em quando. Mas se dizes que traz azar, então vou já guarda-la...

    PS: obrigada pelos parabéns, somos ambas bruxinhas de maio, ehehehe. Jinhos***

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas, especialmente a dos gatos pretos (tenho dois meus e mais um hospedado aqui, hehe). Vou dar já um jeito nos relógios!!!
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  7. minha querida, sim sim os gatos pretos trazem consigo a boa sorte!
    a vênus adorou teu post <3
    bjs amada

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelas dicas!
    Sempre achei que os pássaros deveriam ser livres...e sempre adorei gatos, acho os gatos pretos especialmente bonitos.
    Quanto aos quadros, na minha adolescência decorei o quarto com quadros tortos, achava que ficava bem assim :)
    Não gosto de flores secas nem de flores artificiais a decorar, mas tenho guardado algumas rosas ao longo de 9 anos de relacionamento...é o valor sentimental das coisas!

    Bom fim-de-semana,

    Diana A.
    http://ositiodesempre.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  9. Gostei destes conselhos. Alguns já conhecia, os outros vou cumpri-los.
    Quanto aos gatos, animais lindos, gosto imenso, e se completamente pretos são os preferidos. Durante anos na casa dos meus pais sempre houve um gato preto. Quando um morria havia sempre outro, Chamavam-se sempre Tareco, o primeiro, depois Tareco II, Tareco III, e assim sucessivamente.

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito das dicas, e gostaria de saber se tem algum significado ontem um gato lindo seguiu eu e minha filha até chegarmos na casa da minha prima, pena que não pude ficar com ele, mas tirei uma foto dele...
    Obrigada

    Michelle Aksan

    ResponderEliminar
  11. Hummmm logo quando chegar a casa já vou averiguar se existe algo lá por casa.

    Relógios parados existe!!!
    Ohhh caramba! E bastantes!

    :(

    ResponderEliminar
  12. Olá Hazel,
    Adorei o seu post, especialmente o ponto 9 :P, apesar de rasurado. Sobre endireitar os quadros, não, não está sozinha... eu tenho a mania de endireitar quadros onde quer que vá (por vezes até fico envergonhada porque o faço na casa de outras pessoas), se vejo uma tesoura em cima da mesa, coloco no copo dos lápis, migalhas em cima da mesa, nem vê-las. Gavetas mal fechadas, fecho sempre, mesmo que estejam só um "bocadinho" abertas. Os gatos pretos, por acaso, na altura dos testes, davam-me sorte. Tirava sempre boas notas (também pode ser só coincidência, obviamente). E também nunca gostei de animais e plantas mortas dentro de casa, parece que torna o ar pesado, bem como o quadro do menino da lágrima, ou também o do "Coração de Jesus", por muito respeito que tenho a quem gosta, não consigo apreciar esses quadros. E se lhe disser que não tenho quadros na parede, pode acreditar. Só tenho uma moldura com o diploma da faculdade (levei 5anosa tirar o curso, não ia ficar a ganhar pó :P )
    Bem, alonguei-me (sorry), mas adoro "falar" consigo :)
    Beijinho Hazel e tudo de bom

    Ana

    ResponderEliminar
  13. Hazel, o seu post é brilhante, as dicas que você dá são realmente muito boas! Por favor, escreva mais sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  14. Rsrsrs ri muito com o lance da sogra rsrsrs

    Bom minha querida, como sempre amo tudo que posta aqui. E aprendo muito.
    Sou grata ao universo por ter te encontrado no momento mais difícil da minha vida.
    Adoroooooooooo você♥

    Agora peço permissão pra falar sobre Fr. R+C..Já começa pelo nome..Não se identifica/não se mostra se esconde.Mas enfim...É notório que "O TAL OU A TAL FULANA" não leu o post da Hazel até o final, aonde Hazel é bem CLARA ao dizer que os GATOS PRETOS DÃO SORTE.

    Hazel, acredito que saiba que por você ser iluminada atrairá(minoria) pessoas querendo apagar o que você tem de mais lindo..luz própria, dentro e fora de você.Não deixe isso entrar no teu coração de forma a te entristecer. Você é luz, você é paz.

    Beijinhos♥♥♥


    ResponderEliminar
  15. Hazel♥
    Me deixou feliz e agradecida :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Sabe, quando você começa a falar, dá em mim uma crise de consciência e rapidamento começo a pensar se não estou fazendo algo da lista. Felizmente está tudo muito certo, exceto o gato, pois tenho não só um como três pretos. kkkkkkkk (risada de bruxa)

    Parabéns pela postagem.

    ResponderEliminar
  17. O pássaro cambaxirra tarz mau agoro? Entrou um dentro da minha casa.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥