Há cerca de 3 anos, depois de ler alguns estudos sobre o assunto, tomei a decisão de deixar de consumir leite (seja de origem animal ou vegetal).
Na época, só encontrei estudos realizados por entidades, e não relatos de indivíduos, de pessoas reais. Assim, após este longo período de tempo, venho partilhar a minha experiência e os resultados positivos e negativos desta decisão. Talvez o meu testemunho neutro seja útil a mais alguém.
VANTAGENS
Os benefícios no aparelho digestivo foram bastantes: nunca mais tive cólicas matinais, perturbações na flora intestinal, ou enjôos após tomar o pequeno-almoço - que era algo que me acompanhava desde a infância. Ganhei algum peso, 4 ou 5 Kgs (o que, no meu caso, que sempre fui uma criatura magra, classifico como vantagem! haha!).
DESVANTAGENS
As minhas unhas passaram a crescer mais devagar (o que não me incomoda, pois sempre usei unhas rentes). O meu cabelo perdeu alguma força. Embora seja bastante longo, ficou mais fino e cai facilmente, o que me levou a tomar algumas medidas (assunto que irei desenvolver nos próximos dias - fiquem atentos!).
Alternativas para o pequeno-almoço
Cresci a beber leite todos os dias ao pequeno-almoço, como milhares de outras pessoas. Depois de deixar de consumi-lo, a minha primeira questão foi, justamente: "Então, e o que é que agora passo a beber de manhã?"
Bebo chás (diversos), como yogurte com muesli, bebo sumos, ou faço smoothies.
Muito raramente, bebo cappuccino (daqueles que se compra a mistura já feita e é só juntar água quente). Vou alternando consoante o que tenho em casa, o tempo disponível para preparação e a minha vontade.
Ninguém me pode chamar copinho-de-leite,
Hazel
Comentários
Eu tbm não tenho tomado a 8 meses, e senti muuuitas melhoras. Até a cor dos meus olhos ficou mais vibrante. rs
O meu médico (que é espiritualista, além de clínico geral e homeopata) olhou pra mim e disse: Pare agora de tomar leite se não quiser ter um câncer! Quase caí de costas né, pois esta é a doença que mais acomete minha família materna, inclusive minha linda mamãe que já se foi. Pois bem, parei! Mas não tive isso da unha fraca e nem do cabelo ralo. Minhas unhas estavam feias, de verdade, mas na verdade o que estava me detonando e detonando minhas unhas etc era o maldito glúten! Me descobri intolerante ao dito cujo, parei completamente, e olha, os benefícios foram muuuuitos flor! Eu estava com sérios problemas de má absorção de ferro, e a ferritina sempre lá embaixo, agora, está subindo, subindo, estou energética novamente! E minhas unhas? Lindasssss
Beijinhos no coração.
Flores e Luz.
Só pra contar que eu tb não tomo leite há anos!
Mas como queijo :/
Beijos verdes