As Maias de Maio

terça-feira, maio 01, 2012


No dia 1 de Maio celebra-se Beltane, o retorno definitivo do Sol, que triunfa sobre os dias escuros e tristes típicos do Inverno. É a festa do fogo, das flores e do Amor. Dizia o Clero que o Diabo andava à solta nesta noite!

As mulheres adornam-se com grinaldas de flores do campo sobre os cabelos exaltando a sua feminilidade sagrada e dançam com os homens em perfeita sintonia com a Natureza fértil.

Acendem-se duas grandes fogueiras ao ar livre, e pessoas e animais, inebriados pelo êxtase da música alegre e festiva, atravessam o espaço entre fogos para se purificarem de energias negativas e abrir caminho para o Verão.

Entrelaçam-se fitas coloridas em torno do Maypole, símbolo fálico representante do poder e vigor masculino, e fazem-se pedidos de amor e fertilidade aos Deuses, que em Beltane consumam a sua união. Realizam-se handfastings, declarações de amor, oferendas, declamações de poesia, rituais de magia sexual, pedidos de fertilidade.

Acreditava-se que o Diabo (a escuridão) não conseguiria entrar se as portas e as fechaduras estivessem protegidas por ramos de giestas, que representam o Sol, a Luz, a Alegria. Assim, segundo os costumes antigos, colhem-se as maias (giestas floridas) que florescem pelos campos e penduram-se na porta de entrada e janelas para dar as boas-vindas ao grandioso Sol, atrair abundância, boa-sorte e alegria, e proteger das más energias.


As Trevas ficam para trás e reina agora a Luz. Bem-vindo, luminoso mês de Maio.
De certa forma, a igreja teve alguma razão; a noite de Beltane não deixa de ser uma noite dos diabos! 😀

A colher giestas,

Hazel
Consultas em Cascais, Oeiras e online
Tarot | Reiki | Regressão | Reprogramação Emocional | Terapia Multidimensional

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

13 COMENTÁRIOS

  1. é sempre uma nova lufada de ar vir aqui ler suas palavras...suas fotos de detalhes da casa sempre me inspiram a cuidar e melhorar a minha. obrigada por continuar a escrever :)

    ResponderEliminar
  2. Belas palavras Hazel, aqui no Brasil, comemoramos, Samhain, mas na verdade ninguem comemora, deixamos para 31 de outubro mesmo. Feliz Beltane, embora atrasado.
    Helena

    ResponderEliminar
  3. Muito bom preservar esses costumes de celebrar a chegada do sol.Aqui está muito frio,mas mesmo assim o dia está lindo.O mês de maio é mesmo especial em qualquer lugar.Ah!que linda essa sua porta hein?Me deu até vontade de pendurar umas hortências na minha porta de entrada pois tenho esse mesmo simbolo na entrada de casa beijos .

    ResponderEliminar
  4. Nossa, Beltane é meu sabá preferido! Mas, como a roda do ano aqui no Brasil é diferente, ainda demora um tiquim! De qualquer modo, Feliz Beltane atrasado para vc, bruxinha querida!

    ResponderEliminar
  5. Atenção, que por cá é tradição transversal :) pelo menos no norte muita gente põe as maias (giestas) nas portas, janelas, e até portas e frentes dos automóveis para não deixar "entrar o carrapato", como dizia a minha avó. Ou seja, mais um vestígio de cultos pré-cristãos que se manteve e foi absorvido na cultura cristã católica (não admira o sucesso, com tanto ecletismo... :D )

    É tradição que perdi, mas não faz mal, comigo, o meu namorado e os dois gatos em casa acho que o diabo não entrou ;)

    beijinhos!!

    ps. Hazel, conheces o magnífico conto do Jorge de Sena, «Mar de pedras», do livro Novas andanças do diabo? É sobre o venerável Beda, sábio cristão do século VIII, e o seu encontro com dois jovens pagãos na Inglaterra de então. Belo, como só do Sena seria possível. Posso mandar por mail, já que não sei se o livro ainda existe por aí. Mais beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Aqui no Centro-Oeste do Brasil, o nosso tempo de frio é muito diferente, o céu fica mais alto e azul, o sol muito quente durante o dia e às noites frias com ventos gelados... você não sabe o que vestir... porque fora de casa está quente e dentro frio... e, nos campos e na cidades, há flores de todas as especies, é uma época colorida... na realidade, temos apenas duas estações: chuvosa e seca! Estamos entrando no tempo de seca abril e maio nos trás as flores dos campos roxas... Vou colocar um ramo delas em minha por em sua homenagem, beijos!

    ResponderEliminar
  7. Caramba, eu comemorei Beltane com um não pagão, improvisei tudo porque este é um tempo novo para mim. Foi maravilhoso, senti a força poderosa que tem a Natureza quando se expressa com liberdade e sinceridade. Sinto-me grata e feliz!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Oi Hazel, feliz Beltane!

    Aqui estamos bem no começo do ano mágico, Samhain!

    Abraços das abóboras encantadas,

    ResponderEliminar
  9. olá. gosto muito deste site porque fala sobre as energias, e tambem porque acho a hazel simpatica e muito humana, mas ás vezes fico com a impressão que aprova o satanismo como no video onde perguntam sobre o sacrificio de animais. a luz é a luz,
    e as trevas são caminhos diferentes. por isso é pena quando não se tem cuidado e se mistura tudo. paz e luz.

    ResponderEliminar
  10. Sibila:

    Desconheço esse livro, mas pela descrição, soa-me muito interessante. :)
    beijinhos


    Anónima:

    Grata pelas suas palavras simpáticas e interessantes.
    A questão que levanta é muito boa e vou responder-lhe num post que será publicado nos próximos dias.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Anonimo, o verdadeiro satanismo não tem nada de diabolico, com sacrificio dos animais, ou adoração ao diabo, na verdade o nome é uma provocação, o satanismo não prega o diabo como deus, mas sim o proprio homem como deus de si mesmo! Eu sei que o nome assusta, mas pesquise um pouco que entendera.(desculpem, estou com teclado desconfigurado, sem acentos)

    ResponderEliminar
  12. Gostei dessa tradição das maias.Aqui na minha região maio é um mês muito celebrado,é conhecido como mês de maria e das noivas,também se festeja a virgem de Fátima.A natureza se veste de azul e liláz,é tudo muito lindo.Hazel eu sou católica ,mas apaixonada por seu blog

    ResponderEliminar
  13. Olá Hazel, cheguei até aqui através do blog CamomilaRosa e Alecrim.
    Adorei o seu cantinho, pois me interesso muito pelos assuntos que você coloca aqui no seu blog.
    Já estou ficando por aqui, para não te perder mais de vista.
    Gostaria que você visitasse os meus blogs também: O Gato Arteiro, Mimos e Delicadezas com Gentilezas e Minha casa eu decoro.
    Você será muito bem vinda.
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥